A cor roxa das folhas das hortênsias (Hydrangea macrophylla) não é normal. Estas plantas  (29°22'20.2"S 50°49'17.4"W) em Canela, RS (veja no mapa), podem estar apresentando sintomas de deficiência de fósforo ou injúria por baixa temperatura. Neste ambiente e época do ano (abril 2021, outono), baixas temperaturas significam 10 a 11 oC. A injúria significa a interrupção na produção de clorofila (verde), adaptação à chegada do inverno.

Outra possibilidade é a deficiência de fósforo. As folhas da hortênsia com deficiência de fósforo ficam roxas indicando que não há fósforo suficiente no solo para manter a planta saudável. Às vezes, o pH ácido é suficiente para dificultar a liberação do fósforo. Ou seja, há fósforo, mas está imobilizado. O fósforo imobilizado não fica disponível para a planta e os sintomas aparecem. A calagem (aplicação de calcáreo dolomítico) aumenta o pH e pode fazer sumir os sintomas. 

Referências:

Waterworth, K. 2013. Purple leaf color on hydrangeas - what to do for A hydrangea with purple leaves. Disponível em: https://www.gardeningknowhow.com/ornamental/shrubs/hydrangea/hydrangea-leaves-turn-purple.htm. [Acesso em: 22.Apr.2021].
*******

Como citar: Duarte, V. Folhas de hortênsia roxas. Ômega. Disponível em: https://www.omegaplantclinic.com/detalhe.aspx?id=5. Acesso em: 21.abr.2021.